top of page
Foto do escritorHannah Reis Marcondes

Relato de estágio da Aluna do Curso de Zootecnia Niégi

Atualizado: 9 de fev. de 2021

Sair da zona de conforto auxilia na crescimento profissional e pessoal.


Foto: Niégi na Fazenda Tamburi

Niégi Alana da Rosa é aluna do 9° período de Zootecnia na Universidade Federal de Jataí, com a chegada do término da graduação cursou seu estágio obrigatório na empresa Otimiza Gestão Rural situada na cidade de Goiânia – GO, pela supervisão de Cintya Tongu Andreolli no período de 05/10/2020 a 27/11/2020.


A oportunidade surgiu a partir de uma conversa de sua orientadora Adriana Luize Bocchi com Micheline Braga, uma das sócias da Otimiza Gestão Rural, em busca de um bom lugar para Niégi cursar seu estágio. Pelo fato de a aluna já ter cursado estágio não obrigatório na empresa no início de 2019 e a empresa ter gostado de seu trabalho e postura, Niégi foi convidada para retornar.


Foto: Niégi na Fazenda Tamburi

Dentro de suas obrigações, Niégi ficou responsável inicialmente por conhecer, estudar e entender o método de gestão da empresa e entender como aplicá-lo na prática das propriedades. A aluna pôde conhecer a plataforma de lançamentos utilizada para acompanhar e auditar os resultados produtivos e financeiros das propriedades, assim como realizar lançamentos e auxiliar duas fazendas que estavam passando pelo processo de implantação do método Inttegra a atualizar o sistema e treinar a equipe para a correta coleta de dados.


Outras atividades de gestão e controle de dados foram realizadas no escritório, como: elaboração de um calendário reprodutivo para uma propriedade, elaboração de planilhas de controle com intuito de padronizar a coleta de dados adicionais das propriedades e a realização de apresentações sobre estratégias de campo para sua supervisora no intuito de gerar discussão técnica sobre o assunto; “Elas me colocavam pra estudar mesmo” afirma Niégi.


Foto: Niégi na Fribal

No último mês de estágio, Niégi teve a oportunidade de ir para o Maranhão auxiliar em um grande manejo dos animais que foi realizado na fazenda Campolina, situada em Imperatriz - MA e Tamburi, situada em Novo Bacabal – MA. “Eu cheguei pela manhã no escritório pedindo para visitar uma fazenda e fui comunicada que iria para uma fazenda no Maranhão, sozinha. Eu tive medo, mas ao mesmo tempo senti que elas confiavam em mim, no meu trabalho e fui.”, afirma Niégi ao saber que iria.


Durante seu período no Maranhão, Niégi liderou o manejo de identificação, rastreamento e apartação dos lotes de todos os animais das duas propriedades (média de 7.000 cab.). “No início não foi fácil, não me sentia tecnicamente capaz para tomar certas decisões no curral, por insegurança mesmo, mas precisei decidir, muita coisa dependia de mim.”, disse Niégi ao relatar seu sentimento ao chegar na fazenda.


No decorrer dos dias a aluna ainda pôde conhecer a área das propriedades, acompanhar a suplementação dos animais e conversar com a equipe, identificando problemas que poderiam ser resolvidos após a execução do plano de ação da empresa Otimiza Gestão Rural.


Ao relatar seu principal desafio durante o período de estágio a aluna afirmou, “meu maior desafio foi conquistar o filho da proprietária, tanto pela resistência dele a pessoas de fora dando “palpites” dentro da fazenda, como pelo fato de eu ser mulher, mas no final consegui mostrar a ele que ser mulher não interferiu em nada na minha capacidade técnica e que minha presença ali fez sim a diferença.”


Foto: Niégi na Fazenda Campolina





Segundo a aluna, a experiência valeu como um todo, mas o fato de ter tido a oportunidade de conhecer outro estado, outra cultura, ter saído da zona de conforto a fez crescer profissionalmente e como pessoa. O trabalho e a experiência da aluna inspiram várias alunas, mulheres a confiar em seu potencial e a não deixar o machismo diminuir os seus sonhos.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page