A História da Zootecnia no Brasil
- Hannah Reis Marcondes
- 16 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de fev. de 2021
Começou em meados de 1951 tendo o primeiro curso inaugurado em 1966.
Buscando primeiramente a origem do nome “Zootecnia”, que se origina do grego “zoon – animal” e “technê – arte”, significa a arte de criar animais. foi usado pela primeira vez no livro Cours d`Agriculture (1ère edict. Paris, 1844, pág. 15), escrito por Adrien Étienne Pierre, conhecido como Conde de Gasparin que trazia a proposta de separação da produção vegetal da criação animal, defendendo ainda a necessidade de mudança de paradigma sobre o entendimento do significado dos animais para a vida do planeta.
Dando foco ao Brasil, pode se dizer que a história da Zootecnia em nosso território começou em meados de 1951, depois que técnicos especializados em criação animal e participantes da Exposição Nacional de Gado Zebu – evento conhecido como ExpoZebu – estimularam um grupo de professores de instituições de ensino superior tradicionais, como a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALP) a criar uma entidade responsável por tratar da pesquisa e do ensino da Zootecnia, buscando contribuir com o desenvolvimento da pecuária nacional. Deste estimulo, surgiu então a Sociedade Brasileira de Zootecnia, tendo como primeiro líder o professor Octávio Domingues em conjunto com diversos professores das Instituições de Ensino e Técnicos do setor da época.
Em 1952, a II Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia é realizada em Porto Alegre, e decide-se, através dela, criar uma proposta de currículo para a formação em Zootecnia, com o objetivo de se criar o curso de graduação. Com isso, o primeiro Curso de Zootecnia no Brasil, foi criado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na cidade de Uruguaiana, no Estado do Rio Grande do Sul, no ano de 1966.

O primeiro vestibular da Faculdade de Zootecnia aconteceu nas cidades de Uruguaiana e Vacaria e contou com 38 inscritos, e desta primeira turma, 30 estudantes concluíram o curso, se tornando os primeiros zootecnistas graduados do país.
Após a primeira abertura do Curso de Zootecnia, em Uruguaiana, outros lugares começaram estabelecer o curso, sendo a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ (1969) a segunda a ofertar o curso e a Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS (1970), a terceira.
A profissão de Zootecnista foi regulamentada em quatro de dezembro de 1968, pela lei federal 5.550. Em 12 de julho de 1969, através do Parecer 406, Resolução n° 6, foi estabelecido o currículo mínimo e a duração para o curso de Zootecnia. Em 1984, foram elaborados novos currículos para os cursos de Zootecnia.
A evolução do curso de Zootecnia é tão grande que hoje existem 107 cursos de graduação distribuídos em todo o Brasil, exceto no estado do Amapá. “Nós temos hoje uma estimativa de aproximadamente 35 mil profissionais formados em zootecnia no Brasil. Desse quantitativo, a perspectiva é que se tenha entre 70 e 75% atuante no mercado. Os demais fazem parte daqueles que estão aposentados, de que não se encontraram na área ou que por algum motivo deixaram de estar na profissão propriamente dita”. A afirmação é do presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Dr. Marinaldo Divino Ribeiro durante a palestra “Realidade e perspectivas para a zootecnia nos tempos atuais”.
Comentarios