top of page
  • Foto do escritorMikaella Francine Poletto Carvalho

FARM TO TABLE (da fazenda à mesa)


Nos dias atuais, a demanda por comercialização e criação de frangos no mundo é muito abundante. Além da carne de frango ser saborosa, ela também se mostrou mais em conta em relação aos outros tipos de carnes, como por exemplo a bovina e a ovina. Logo, este setor vem sendo um dos melhores para se investir, pois ao passar dos anos gradativamente aumenta o consumo e a produção de frangos, tanto para o abate, quanto para postura.


Desta forma, o entrevistado dessa edição foi o Senhor Diogo Gonçalves de Sousa Costa, que trabalha junto com sua família - Gislene Aparecida Fernandes de Sousa Costa, Antônio Fernandes de Sousa e Bruno Gonçalves de Sousa Costa- na Chácara Recanto dos Passarinhos, localizada em PA Água Fria, Município de Formosa – GO.

Na chácara eles criam aves de corte da raça mestiça Caipira-Índio Gigante, onde a produção é escoada geralmente na cidade de Formosa, entornos e também na região rural onde a Granja está localizada.


Segundo o produtor, as vantagens de se ter uma granja de aves caipiras seria a facilidade do manejo “ é o melhor manuseio para o pequeno produtor rural que está começando no mercado, ainda mais se for de frangos caipiras, pois no mercado tem muita demanda e pouca oferta ”. Já em relação à maior dificuldade encontrada para a expansão do setor, o Sr. Diogo afirma ser o capital inicial “ tem que ser investido bastante dinheiro no começo para depois conseguir algum rendimento. Investimento no marketing também é importante para a venda, porque logo de cara não se tem muitos clientes”.


Com a carne bovina em alto custo de produção e venda, seria este um dos fatores responsáveis pela grande demanda e o valor da carne de frango subir cada vez mais ao longo do tempo. Já no Brasil, a comercialização de frangos tem uma grande importância, pois sua criação tem um menor custo se for comparado com a criação de bovinos e ovinos, portanto, para o pequeno produtor é uma ótima escolha.


O Sr. Diogo finaliza a entrevista dando sua opinião sobre a perspectiva para o futuro da comercialização e criação de frangos “Eu acho que o mercado de criação e comercialização de frangos pode ser ainda muito explorado, principalmente os frangos de linhagem caipira, pois existem vários fatores que impedem que o cliente opte por comprar um frango de linhagem caipira, um deles é o não conhecimento de como está sendo feita a produção e a higienização do local. E como eu disse, um produtor rural que está começando agora quase sempre não vai ter uma condição boa de criação e acaba fazendo a comercialização de frangos de linhagem caipiras muito abaixo do que se espera”.


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page