top of page
Foto do escritorHannah Reis Marcondes

A Importância da representação: quem está à frente dos zootecnistas?

Atualizado: 9 de fev. de 2021


De acordo com Dicio, representatividade é a qualidade de alguém, de um partido, de um grupo ou de um sindicato, cujo embasamento na população faz que ele possa exprimir-se verdadeiramente em seu nome. Com base neste significado, entende-se a chance que o grupo tem de expressar seus interesses, possuindo demanda e necessidade através da figura representante.


Considerando a importância da representação, passou a existir conselhos de cada classe profissional, sendo responsáveis por representar a classe além de regulamentar a atividade profissional exercida, determinar os limites de atuação, fiscalizar o exercício da profissão garantindo que os serviços sejam prestados de forma correta. O conselho que rege a Zootecnia é o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) além dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMV) de cada estado. Porém, há muito tempo, tem existido um desconforto de muitos zootecnistas com os CRMVs e o CFMV, considerando que as decisões tomadas por estes órgãos de fiscalização têm se caracterizado por serem injustas, parciais e autoritárias, impondo restrições quanto ao exercício da profissão cada vez maior.

Contudo os profissionais e alunos da Zootecnia não estão totalmente desamparados, pois há a existência da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) que tem como alguns de seus papéis: promover por todos os meios disponíveis e ao seu alcance, a melhoria das condições de trabalho pleiteando e defendendo os interesses da classe junto às entidades competentes; atuar como órgão de assessoramento de entidades públicas e privadas em assuntos de interesse da classe, se assim for solicitado; defender os direitos individuais e coletivos dos profissionais graduados em Zootecnia, em qualquer instância ou tribunal, atuando como substituto processual nas ações judiciais coletivas ou como representante legal nas ações judiciais individuais, em defesa dos direitos da categoria, especialmente nos assuntos relacionados às prerrogativas da profissão; dentre muitos outros, deixando claro sua responsabilidade para com os profissionais e estudantes.


Há ainda, o esforço de muitas pessoas que lutam pela causa de se criar um conselho único para a Zootecnia, que visa atenção exclusiva à profissão, priorizando suas necessidades e demandas e de acordo com o presidente da ABZ, o zootecnista professor Marinaldo Divino Ribeiro, alguns dos principais empecilhos para a criação é a inércia e ausência do Zootecnista e dos estudantes, em sua grande maioria, da ação de classe organizada por meio da Associação Brasileira de Zootecnistas; a dificuldade de articulação institucional com a classe política nas bases para em nível nacional avançar na negociação e defesa do nosso interesse em criar o sistema de conselho próprio; o lobby de lideranças e instituições de outras categorias profissionais perante o Governo Federal e Congresso Nacional para impedir os encaminhamentos de tramitação necessários ao pleito desejado.


Por não possuirmos um conselho único representando a Zootecnia, o apoio a ABZ é imprescindível para autonomia e zelo com a profissão e pode ser feito tanto pelas instituições de ensino quanto seus alunos; o apoio das instituições se dá essencialmente manifestando apoio político às causas apontadas através de cartas abertas à sociedade, à Casa Civil e às bancadas de parlamentares (Deputados Federais e Senadores). A importância do estudante se dá junto aos docentes, sendo estes sócios da ABZ servindo de fortalecimento de base, respondendo as demandas de ações nacionais coordenadas pela Associação. Para se tornar sócio basta acessar o portal http://abz.org.br e fazer o cadastro via menu Sócios. A anuidade é de R$ 50,00 reais para estudantes e de R$ 100,00 para profissionais. Ao se associar, há diversos benefícios como Grupos de Pesquisa CNPq, Grupos PET e outros, além das ações previstas de acordo com os objetivos da ABZ.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page