Método que consiste em reduzir os intermediários entre produtor e consumidor
O termo “Farm to Table” significa “da fazenda para a mesa”, trazido dos Estados Unidos, nos traz a ideia de um contato direto entre produtor e consumidor. O sistema visa ainda, sustentabilidade, apoio aos pequenos produtores, menos desperdício, maior qualidade dos produtos e de vida. Pensando em todo o significado e embasamento, buscamos evidenciar pequenos produtores que se encaixam no conceito e o primeiro produtor a ser entrevistado foi o Senhor João, produtor da cidade Ribeirão Bonito, interior de São Paulo.
Em sua fazenda, Sr. João trabalha com diversos alimentos orgânicos dos mais variados, levando grande repertório para seus clientes além de possuir animais em sua propriedade também. Um fator interessante visto em sua fazenda é a sua sustentabilidade, em entrevista, Seu João nos conta que basicamente tudo é reutilizado e nada é desperdiçado. “Eu reutilizo a água, tenho painéis solares, faço a minha própria compostagem, minha própria silagem, reciclo tudo o que eu posso da fazenda, até o que não serve para a venda eu reutilizo, não há desperdício na minha fazenda”.
Produtor há mais de quarenta anos junto aos seus irmãos, Seu João comentou suas perspectivas sobre a agricultura familiar pontuando a importância de ser autossustentável:
“Eu acho que a agricultura familiar tem que ser auto sustentável, pois você tem que possuir conhecimento para se produzir bem e ter uma alta qualidade. Essa seria minha perspectiva, porque eu a utilizo em minhas produções.”
Há sempre a preocupação de se entregar um alimento fresco e de boa procedência. Para seu João, deixar explicito a origem e protocolos utilizados com seus produtos é fundamental para uma boa e duradoura relação com seus clientes, propiciando visitas aos interessados além de tirar suas dúvidas em relação aos cuidados que são tomados.
Comments