top of page
Foto do escritorMikaella Francine Poletto Carvalho

FARM TO TABLE (Da Fazenda à Mesa)

Atualizado: 16 de jan. de 2021

"É tudo feito com amor e dedicação de uma via inteira" Relata o produtor Sr. Barbieri


Foto: Senhor José Antônio Barbieri

Pensando na importância da apicultura como um todo, desde a abelha até o produtor,

entrevistamos o senhor José Antônio Barbieri, dono da fazenda Chácara Venâncio da

cidade de Jataí-GO, produtor de mel desde sua infância.


Com a marca Apis Barbieri, o mel da fazenda é vendido e comercializado em casas

agropecuárias e supermercados, além da prefeitura e do quartel que são fortes consumidores. As abelhas utilizadas são as africanizadas (cruzamento de alemã, italiana e africana) que possui ferrão. Sua produção ocorre na forma de sistema migratório em duas fazendas localizadas em Serranópolis e Mineiros. Neste sistema, as colmeias vão para os locais onde estão ocorrendo as floradas e a sua vantagem é, além da sua grande produção, o fato de as colmeias permanecerem populosas o tempo todo e não ter a necessidade de alimentação complementar. Em contraponto as vantagens, há desvantagens a serem consideradas como: maior custo operacional para transporte e manutenção dos apiários, já que os mesmos precisam ser mais resistentes; necessidade de mão de obra especializada e equipamentos especiais; e substituição antecipada da rainha que em climas tropicais, vive em torno de 18 a 22 meses pelo esgotamento físico dado pela produção excessiva.


Perguntado sobre sua relação com a universidade e a oportunidade de troca de informações, o produtor que há muito tem feito parceria com a professora Erin Caperuto de Almeida, responsável pelo setor de apicultura evidencia a importância da ponte entre produtor e estudantes: “também aprendi bastante coisas novas que não costumava praticar e agora eu pratico, muitos alunos que faziam parte das minhas aulas estão começando a entrar na apicultura e aprenderam bastante” e ainda conta sobre o próximo projeto a ser realizado com produção de rainhas para que os apicultores mais novos tenham o conhecimento e interesse de troca, sendo uma informação essencial para uma boa produção.


Para seu Barbieri, de modo geral, “a apicultura está sendo muito ameaçada por

desmatamento, fogo que destrói as vegetações, defensivos agrícolas matam muito e o

extermínio é local. Mas o Brasil continua sendo muito promissor tendo aumentar cada

vez mais, por conta de avanços tecnológicos e ainda há muitos lugares com mato que

não foram explorados como: Mato Grosso, Amazonas, Goiás, Pará, o Nordeste em si, e

não possuem caixas, mas tem bastante abelhas. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de mel no país e hoje em dia as pessoas estão percebendo que a apicultura é uma produção vantajosa, dá um retorno bom e estão ficando mais interessados em produzir, como por exemplo as floradas de laranjeiras, girassol, nabo forrageiro, eucalipto, que são ótimas fontes de mel”.


Na fazenda do senhor Barbieri é tudo feito como amor e dedicação de uma vida inteira, como ele mesmo diz “minha vida é abelha, minha religião é abelha, meu hobby e trabalho é apicultura, minha felicidade é abelha, o retorno de prazer e alegria são as abelhas, meus bichinhos de estimação são elas e estão comigo desde que nasci”.



33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page