top of page

História do Curso de Zootecnia na Universidade de Jataí

  • Foto do escritor: Hannah Reis Marcondes
    Hannah Reis Marcondes
  • 30 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de jan. de 2021

A busca por um curso de excelência começou no segundo semestre de 2006 e hoje somos nota 5 no Enade

Foto: Primeira turma de Zootecnia de Jataí-Goiás

Era uma vez, o Campus Avançado de Jataí (CAJ), no Sudoeste de Goiás, parte da Universidade Federal de Goiás, criado em 1980 e em caráter experimental, teve a implantação de seu primeiro curso: Licenciatura Plena em Ciências, iniciando as atividades acadêmicas em março de 1981. No decorrer dos anos outros cursos foram implantados até aparecer a tão sonhada Zootecnia, que entrou para o time de cursos muitos anos depois, em 2006, através do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional (2005), criado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Ensino Superior (SESU/MEC) com o objetivo de ampliar a presença das instituições de ensino em todo o território nacional e, principalmente, no interior do país.


De acordo com o Portal do MEC “esse processo de expansão das instituições federais de educação profissional e tecnológica iniciou-se quando o governo federal revogou, por meio da Lei nº 11.195, de 18 de Novembro de 2005, a proibição de criação de novas unidades de ensino profissional federais prevista no § 5º do Art. 3º da Lei nº 8.948, de 8 de dezembro de 1994”.

Foto: Universidade Federal de Jataí

No relatório executivo do MEC: “A região em que se localiza o Campus de Jataí... além de possuir grande potencial para todas as aglomerações produtivas já se caracteriza hoje como uma realidade nos setores relacionados à agroindústria e às indústrias de base mineral” como justificativa ao processo de consolidação e expansão do Campus Jataí ainda se teve “o esgotamento do modelo de interiorização do Campus Jataí iniciado na década de 1980, já que a parceria com o governo municipal se inviabilizou pelo crescimento das despesas, causado pela expansão das atividades”, abrindo seis novos cursos, tanto de bacharelado quanto de licenciatura.


Uma das idealizadoras do curso no Campus foi a professora Vera Lúcia Banys, Zootecnista Doutora em Nutrição Animal que já era docente do Campus no Curso de Medicina Veterinária.

Foto: Profª. Drª. Vera Lúcia Banys

Em entrevista, a professora Vera nos conta que a ideia de trazer o curso foi dada pelo professor da Agronomia, Euter Paniago e contou com o apoio da professora Alessandra Feijó Marcondes, Eliana Melo Machado Moraes e Edésio Fialho dos Reis. Contudo, havia empecilho para a efetivação do projeto, considerando que a sede da UFG em Goiânia não oferecia o curso e, por isso, havia descontentamento com a oferta na regional. Após meses de planejamento e com o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) pronto, o curso teve início no segundo semestre de 2006 com trinta vagas.


Com os anos se passando e a consolidação do curso, começaram a ser criados os projetos de extensão que visavam o estudo e conhecimento prático em diversas áreas de

atuação da Zootecnia, sendo: Grupo de Estudos em Bovinocultura Leiteira – GEBL (2007); Laboratório de Pesquisa em Aquicultura - LAPAC (teve seus estudos inicializados em 2011 porém a estrutura do laboratório foi fundada em 2015); Núcleo de Estudos em Forrageiras Tropicais – NEFOT (2015); Grupo de Estudo em Melhoramento Genético Animal – MEGGA (2016); Confinamento Experimental de Bovinos de Corte – ConFex (2016); e o Grupo de Estudo e Trabalho em Apicultura – GETAP (que teve início em 2019 mas, no momento, encontra-se inativo).


Aos olhos da professora Vera, há ainda muito a ser trabalhado em busca de um curso de excelência, como a adequação da fazenda escola em fazenda modelo tanto para que os produtores regionais visualizem as técnicas e metodologias para aplicar em suas propriedades e para os estudantes entenderem a importância do desenvolvimento de um bom trabalho e seus frutos, além do envolvimento cada vez maior de professores e alunos voltados para a pesquisa, melhorando o que já existe e projetando a pecuária do futuro.


Tendo alcançado a excelência em todos os eixos que compõe o curso ou parte deles, com a nota 5 no ENADE após anos de dedicação, a palavra símbolo do Curso de Zootecnia é “ORGULHO”, por exercermos a profissão que movimenta o país, por sermos capazes de trabalhar arduamente, buscando sempre o melhor e por batalharmos por tudo o que temos e por tudo o que queremos.

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Instagram

© 2020 Jornal Zootecnico. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page