Você conhece as áreas de atuação do Zootecnista?
- Hannah Reis Marcondes
- 9 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de mar. de 2021
Uma profissão ampla

A Zootecnia é uma profissão bastante abrangente nas mais variadas fases da produção animal. Desde a graduação – que dura em média cinco anos – o estudante passa por diversas áreas do conhecimento que são encaixadas em nove campos do saber, de acordo com o MEC, sendo este compilado necessário para a formação de um profissional completo que poderá exercer sua função, ainda, com base nestes campos, sendo eles:
- Área de Ciências Morfofisiológicas: visa a qualidade na produção através do entendimento da morfofisiologia de diferentes espécies animais, entendendo suas necessidades e comportamentos. Envolve trabalho em áreas de pesquisa e avanços biotecnológicos visando a melhoria na produtividade e na qualidade do animal; comportamento e bem-estar animal.
- Área de Ciências Veterinárias: aborda a higiene animal, proporcionando conhecimentos sobre a prevenção de enfermidades nos animais e condições de higiene adequadas, podendo atuar em inspeção sanitária de frigoríficos e de alimentos de origem animal.
- Área de Ciências Exatas Aplicadas: voltado para as áreas que exigem cálculo, auxiliando na tomada de decisões dentro do processo produtivo. Envolve projeção de instalações específicas de cada espécie animal; pesquisas estatísticas; cálculo para rações e outros.
- Área De Ciências Ambientais: busca o equilíbrio entre animal e meio ambiente, entendendo as necessidades de ambos e considerando as consequências das ações afim de evitar problemas em decorrência de descuido. Faz parte: elaboração e acompanhamento de projetos de gestão ambiental relacionados ao processo produtivo, visando minimizar seus impactos e conservação dos recursos animais e ambientais.
- Área De Ciências Agronômicas: compreender a relação solo-planta-animal em busca da produção de alimentos associado com os princípios de seguridade alimentar e responsabilidade socioambientais. Envolve a produção de alimentos para os animais, como forragens, silagens, fenos etc., considerando a conservação e manutenção do solo e das culturas.
- Área de Ciências Econômicas e Sociais: capacidade empreendedora, para gestar o agronegócio e interagir no contexto sociocultural, ofertando emprego e oportunidades para a sociedade. Faz parte: administração de empresas voltadas à produção animal; elaboração e acompanhamento da execução de projetos agropecuários na área de produção animal; desenvolvimento de atividades de assistência técnica e extensão rural.
- Área de Genética, Melhoramento e Reprodução Animal: busca cada vez mais melhorar as características produtivas e reprodutivas, evidenciando o potencial genético, sendo economicamente eficiente sem prejudicar ou afetar o bem-estar animal. A promoção do melhoramento dos rebanhos envolve ainda, o desempenho e a resistência dos animais a doenças hereditárias.
- Área de Nutrição e Alimentação: relacionado com o conhecimento fisiológico do animal, voltado para o sistema digestório, entender e ofertar alimentos que possam suprir as exigências nutricionais, além de formular alimentos que visam o maior desempenho do animal com o menor custo. Faz parte: beneficiamento de coprodutos para consumo animal; formulação, preparação e balanceamento das rações para animais; fiscalização dos alimentos utilizados na alimentação animal em termos de qualidade, composição, quantidade, entre outros.
- Área de Produção Animal e Industrialização: compreender as diferentes cadeias produtivas, considerando produção, planejamento, industrialização e comercialização, observando as exigências do mercado e as necessidades da sociedade. Inclui-se ainda o conhecimento de outras utilizações dos animais como lazer, companhia e serviços. Pode envolver o responsável técnico, exercício profissional que objetiva a implantação, implementação e monitoramento de programas que assegurem ao consumidor final a qualidade dos produtos e serviços ofertados e da saúde animal.
Ao contrário do que muitos pensam, o zootecnista não trabalha somente em fazendas, podendo estar presente também em: Indústrias de ração e de outros produtos animais; laboratórios, criatórios de animais de produção, zoológicos, instituições de ensino e pesquisa, cooperativas rurais e de crédito, e exposições e feiras agropecuárias.
댓글