top of page

Você conhece o setor de apicultura da UFJ? Projeto que já está na mesa do consumidor

  • Foto do escritor: Niegi Alana da Rosa
    Niegi Alana da Rosa
  • 1 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de jan. de 2021

A implantação do setor começou com a aprovação do projeto no ano de 2014, em 2016 iniciaram-se efetivamente o alojamento dos enxames e em 2020 houve a primeira

comercialização da safra de mel produzida na Universidade Federal de Jataí.

Foto: Profª. Drª. Erin Caperuto de Almeida





O setor de Apicultura da Universidade Federal de Jataí tem suas atividades coordenadas pela Profª. Drª. Erin Caperuto de Almeida, responsável pela parte de campo do setor




Foto: Profª. Drª. Ana Luisa de Castro






e pela Profª. Drª. Ana Luisa de Castro, responsável pelo processo de beneficiamento do mel produzido.









Segundo a Profª. Drª. Erin, a extração e beneficiamento do mel ocorrem duas vezes ao ano,

normalmente entre os meses de Setembro a Outubro quando ocorre a safra principal e de

Dezembro a Fevereiro, período em que ocorre a safrinha mas nem sempre é possível a

extração de mel neste segundo período.

Foto: Alunos do curso de Zootecnia no setor de apicultura

A extração do mel normalmente é feita durante a oferta da disciplina de Apicultura, que acomete o período da safra principal, permitindo que os alunos tenham uma experiência ampliada da atividade e possam acompanhar os manejos no setor.






A comercialização do “Mel UFJ” é realizada como produto artesanal no Campus Riachuelo, com ajuda dos alunos voluntários ou do Centro Acadêmico de Zootecnia.


Em relação as atividades do campo, são realizados acompanhamento dos enxames para manutenção fora da época de safra e quando necessário e alimentação das abelhas com uma dieta composta por mel diluído em água. O acompanhamento dos enxames é realizado mensalmente pela Profª. Drª Erin e alunos voluntários, contudo, no momento não há alunos trabalhando no setor. As atividades relacionadas ao beneficiamento do mel são realizadas na sala de beneficiamento, onde as atividades ocorrem somente no período de extração. A sala também é utilizada pelo produtor Apícola Vicente sob agendamento quando solicitado.


De acordo com a Profª. Drª. Erin, o recurso oriundo da produção de mel do setor permite que ele se auto sustente a partir deste ano e com essa renda, será possível implantar um centro de pesquisa com aves exóticas, além do objetivo de melhorar a sala de beneficiamento. O objetivo futuro das coordenadoras do setor é conseguir regularizar o processo de fiscalização pela prefeitura de Jataí, dando ao setor uma Inspeção Municipal, afim de prestar o serviço de beneficiamento do mel para os produtores da região e a própria produção realizada na Universidade, para que estes possam comercializar seus produtos em supermercados e não somente de forma artesanal.


Contato para encomendas do mel: (64) 9.96527969

Como saber sobre a venda: acesse o Instagram @caz.ufj





Opmerkingen


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Instagram

© 2020 Jornal Zootecnico. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page